Graduação em
Jornalismo
Objetivos do Curso de Jornalismo
O perfil do profissional desta área graduado pela UNIP atende às inovações e transformações contemporâneas da cultura midiática, que o capacita a desenvolver tanto o senso crítico quanto a habilidade na elaboração eficiente da informação para quaisquer meios de comunicação.
Compete ao jornalista a apuração precisa do fato, a inserção em pauta, a redação da informação e a sua posterior edição para exibição nas mídias impressa, eletrônica e digital.
No curso oferecido pela UNIP, dá-se ênfase especial à elaboração competente de textos e captação do momento da notícia (imagens) a ser veiculada, respeitando a linguagem e a formatação específica dos veículos de comunicação, como jornal, revista, rádio, televisão e internet.
Durante o curso, o aluno recebe uma elevada carga de informação cultural, que o habilita a ter uma visão ampla e crítica da realidade social e de seu cotidiano e carga prática, garantindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos às exigências do mercado e situações encontradas na vida profissional. Faça sua inscrição no curso de Jornalismo EAD ou Presencial da UNIP!
Atividades Principais
- Produzir textos, sons e imagens para abastecer os noticiários das mídias: impressa, eletrônica e digital;
- atuar nas mais diversas funções jornalísticas, tais como reportagem, edição, revisão, apuração, webjornalismo, produção fotográfica, radiofônica, televisiva e cinematográfica;
- desenvolver produtos jornalísticos de grande profundidade como livros-reportagem e documentários no mercado editorial;
atuar em centros de documentação e pesquisa ligados às grandes organizações de mídia e comunicação; - planejar, desenvolver e implantar estratégias de comunicação empresarial em organizações públicas e privadas;
- elaborar veículos e canais de comunicação em empresas e instituições que pretendem ampliar sua presença diante dos mercados e públicos de interesse;
- divulgar empresas e personalidades utilizando o ferramental de assessoria de imprensa e comunicação integrada.
Práticas
- Participação em Concursos;
- Iniciação Científica;
- Laboratórios virtuais;
- Visitas Técnicas e Artísticas;
- Semana de Palestras e atividades Específicas;
- Banco de Estudos Digitalizado;
- Bibliotecas Interligadas;
- Atividades Multiensino;
- TC – Trabalho de Curso;
- Acordo de cooperação de estágios com empresas e órgãos públicos.
MERCADO DE TRABALHO
O profissional de Jornalismo (profissão regulamentada) está legalmente habilitado a exercer todas as funções nas redações e departamentos de documentação das empresas de comunicação do ramo editorial, radiofônico, televisivo ou digital.
O jornalista também encontra possibilidades de atuação nos departamentos de comunicação das organizações de todos os segmentos públicos e privados, atuando no desenvolvimento e gerenciamento das suas estratégias comunicacionais.
As mídias segmentadas, regionais e alternativas também têm ampliado as chances de trabalho para esse profissional.
Outro ramo jornalístico em franco desenvolvimento são as agências de assessoria de imprensa, comunicação empresarial e comunicação integrada, que hoje absorvem boa parte do mercado de trabalho, além do vertiginoso crescimento da produção jornalística para a internet.
GRADUAÇÃO ON-LINE
DIGITAL (EAD)
A modalidade Digital (ou EAD) é a modalidade em que 100% da carga horária são ministrados a distância, on-line, com metodologias diversas, permitindo ao aluno estudar onde e quando quiser.
Tempo de duração: 4 anos
PROCESSO SELETIVO
Datas e horários: Faça o seu vestibular digital de onde você estiver e sem sair de casa.
Resultado: será divulgado em nosso site 48 horas após a realização da prova.
Taxa de inscrição: condição promocional com a taxa de inscrição gratuita por tempo limitado.
MATRÍCULA
Prazo e local: As matrículas dos candidatos classificados serão feitas pelo site www.unip.br/ead O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá se matricular posteriormente, a critério da UNIP, desde que haja vagas. A critério dos Conselhos Superiores da Universidade, a renovação da matrícula do aluno poderá ser determinada para um polo de apoio presencial diferente daquele frequentado no semestre anterior.
Documentação necessária
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria do polo de apoio presencial
• Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados.
• 1 (uma) foto 3 x 4 recente.
• 1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
• Histórico escolar do ensino médio ou equivalente.
• Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente.
• Certidão de nascimento ou casamento.
• Cédula de identidade (com emissão de até 10 anos.
• Título de eleitor.
• Prova de quitação do serviço militar.
• Cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, do pai (ou responsável);
• Comprovante de residência.